26/04/2024 13h14

Operação Estado Presente prende cinco pessoas em Cachoeiro de Itapemirim

As forças de segurança realizaram, nessa quarta-feira (24), a Operação Estado Presente no município de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo da Operação é aumentar a presença policial e combater o tráfico de drogas e homicídios nos municípios onde é realizada. Em Cachoeiro de Itapemirim, a ação reuniu um efetivo total de 65 agentes, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária e Posturas.

A ação foi iniciada na manhã dessa quarta-feira (24), com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. A PCES, por meio da Superintendência Regional Sul e da 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, realizou as diligências que resultaram na prisão de cinco foragidos. Essa ação específica contou com a participação de 15 policiais e o emprego de quatro viaturas operacionais das delegacias especializadas do município (DHPP, DENARC, DEIC, DIPO, DEAM e DPCAI) e do Centro de Inteligência e Análise Telemática Sul (CIAT-SUL).

Entre os presos destaca-se um homem de 51 anos, indiciado por nove homicídios na cidade de Vila Velha, e mais um em Cachoeiro de Itapemirim. Ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime cometido em Cachoeiro e foi localizado no bairro Valão, no município. Outro homem, de 24 anos, foi preso no bairro Gilson Carone, também pela prática de homicídio. A ação também resultou na apreensão de entorpecentes, o que levou, também, à autuação em flagrante do conduzido por tráfico de drogas. Os demais, três homens, de 30, 46 e 63 anos, foram presos nos bairros Village da Luz, Santo Antônio e Paraíso, por crimes como violência contra a mulher e roubo.

À noite, a Operação teve continuidade com a presença ostensiva de viaturas por todo o município. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, acompanhou as diligências do período noturno e destacou a importância da integração para levar segurança à população capixaba também no interior do Estado.

“Trabalhar em conjunto, como fazemos nas Operações Estado Presente em todo o Estado, é imprescindível para o combate à criminalidade violenta, que é a principal premissa do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. As nossas polícias estão preparadas para combater o tráfico de drogas, prender homicidas e atuar em conjunto com as instituições dos municípios, e continuaremos seguindo este planejamento, que já demonstrou sua efetividade, levando o Espírito Santo a uma redução histórica no número de homicídios”, afirmou Ricas.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação da Sesp